terça-feira, 22 de maio de 2012

4ª Caravana contra o trabalho infantil em Macururé neste dia 24 de maio de 2012


Uma iniciativa que pretende dar um “basta” ao trabalho infantil vai mobilizar habitantes de seis cidades do Território de Identidade Itaparica, na Bahia.
A 4ª Caravana Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil chega a Macururé nesta quinta-feira (24) e depois se deslocará para Glória e Paulo Afonso. A ação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com o Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional, a UFBA, a Secretaria Estadual do Trabalho , Emprego e Renda (Setre) e as Voluntárias Sociais da Bahia.

Como resultado das caravanas anteriores, foram identificadas 16 mil crianças e adolescentes nos Território do Semiárido Nordeste II, Bacia do Rio Corrente e Bacia do Paramirim, posteriormente inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Superintendência de Assistência Social (SAS) da Sedes. Presente em 265 municípios, o Peti vem promovendo um esforço coletivo de ampliar a discussão da temática e a inserção de crianças em situação de trabalho no programa em todos os municípios baianos.
A mobilização da população local é feita com passeata, panfletagem, atividades recreativas e uma reunião técnica para discutir o fenômeno Trabalho infantil em cada município abordando as políticas disponibilizadas pelo Estado. Participam dessas ações nas localidades, crianças, adolescentes, representantes do Sistema de Garantia de Direitos local, lideranças políticas e religiosas, autoridades, professores e sociedade civil.
Na cerimônia será entregue o catavento, símbolo internacional pela erradicação do trabalho infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Logo depois, os gestores municipais assinarão o Termo de Compromisso para efetivar ações de combate ao trabalho infantil.

Um comentário:

  1. Legal a iniciativa, criança tem que está é na escola mesmo, e não trabalhando perdendo sua infancia.
    Parabéns pela iniciativa deste blog, pois finalmente, um blog com conteúdos significativos e não como alguns que tenho visto, que a única coisa que fazem é politicagem.

    ResponderExcluir